ROBINSON R22 DADOS BÁSICOS
2 – Número e posicionamento dos cilindros: 04 cilindros opostos horizontalmente
3 – Sistema de resfriamento: Ar
4 – Potência normal: Standard - 150 BHP
HP, Alpha e Beta - 160 BHP
Beta II - 145 BHP
5 – Capacidade do reservatório de óleo: 6/4 de galão. Tipo do óleo: SAE 40 ou 50
6 – Máxima carga do alternador: 54 Amps.
7 – Limitação de velocidade do rotor: Sem potência: Max: 110 % Min: 90%
Com potência: Max: 104% Min: 101%(Beta II) 97% (outros)
8 – Velocidade para Auto-Rotação: 65Kt Manter RPM a 110%
9 – Velocidade mínima sem rotor de cauda: 70Kt
10 – VNE até 3000ft: 102Kt VNE acima de 3000ft: Ver gráfico
11 – Teto máximo operacional: 14.000ft
12 – Vento máximo de través: 17Kt
13 – Velocidade para operação segura: Decolagem e subida: 60Kt
Máx. razão de subida: 53Kt
Máx. alcance: 83Kt
Aprox. para pouso: 60Kt
14 – Imediatamente após a partida observar: pressão do óleo mínima de 25psi
15 – Peso máximo no bagageiro: 50lbs (23kg)
16 – Peso máximo por acento incluindo bagageiro: 240lbs (109kg)
17 – Peso máximo de decolagem: 1.370lbs (622kg) alpha, beta e beta II
1.300lbs (590KG) standard e hp
18 – Peso mínimo do piloto para vôo solo: 1 tanque: 130lbs (59kg) / 2 tanques: 135lbs (61kg)
19 – Total do tanque principal: 19,8 galões (75 Litros) , usável: 19,2 galões (72,7 Litros)
20 – Total do tanque auxiliar: 10,9 galões (41,3 Litros), usável: 10,5 galões (39,7 Litros)
21 – Alcance sem tanque auxiliar: 200NM (370,4 km)
22 – Aplicar sempre o aquecimento do carburador com potência: abaixo de 18 pol. de PA
23 – Temperatura do óleo: Máx: 118ºC Min: 24ºC
24 – A luz do Clutch em vôo, pode permanecer acesa por no máximo: 10 seg, caso contrário
deve-se: puxar o disjuntor do Clutch , reduzir a potência e pousar assim que praticável.
25 – Ao acender a luz do alternador em vôo, devemos: desligar os equipamentos elétricos
não necessários, tentar resetar o relé, desligando o alternador por 1 seg e religando-o , caso contrário pousar assim que possível.
26 – Voar sem que o alternador esteja funcionando pode levar a uma condição de vôo
perigoso, pois: pode resultar na perda do tacômetro e equipamentos eletrônicos
27 – RPM que devemos evitar por provocar vibrações: 60% a 70%
28 – Luz de baixo combustível acesa: 01 galão / 5 min. de vôo em aeronaves com bladder 1,5 galão / 10 min de vôo.
29 – Pressão mínima do óleo em marcha lenta: 25psi
30 – Pressão máxima do óleo durante o vôo: 95psi
31 – Pressão normal do óleo durante o vôo: 60 a 90psi
32 – Temperatura máxima do óleo durante o vôo: 245ºF
33 – Tipo do alternador: 14 Volts / 60 Amp
34 – Tipo da bateria: 12 Volts / 25 Amp p/hora
35 – Tipo de combustível: AVGAS 100/130 Oct
36 – Temperatura máxima da cabeça do cilindro: 500ºF
37 – A luz do MR CHIP indica: possível mau funcionamento na transmissão principal
38 – Com a luz do Clutch acesa: não decolar
39 – A luz de óleo acesa indica um mal funcionamento do motor, se a rpm do motor ou a pressão do óleo diminuir pousar imediatamente preparado para uma auto-rotação
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