sexta-feira, 10 de abril de 2015

 ROBINSON R22  DADOS BÁSICOS 





1 – Modelo do motor: Lycoming O-320-B2 C

2 – Número e posicionamento dos cilindros: 04 cilindros opostos horizontalmente

3 – Sistema de resfriamento: Ar

4 – Potência normal: Standard                - 150 BHP
                                  HP, Alpha e Beta  -  160 BHP
                                  Beta II                   -  145 BHP

5 – Capacidade do reservatório de óleo: 6/4 de galão. Tipo do óleo: SAE 40 ou 50

6 – Máxima carga do alternador: 54 Amps.

7 – Limitação de velocidade do rotor:  Sem potência: Max: 110 %  Min: 90%
                                                              Com potência: Max: 104%  Min: 101%(Beta II) 97% (outros)

8 – Velocidade para Auto-Rotação: 65Kt  Manter RPM a 110%

9 – Velocidade mínima sem rotor de cauda: 70Kt

10 – VNE até 3000ft: 102Kt  VNE acima de 3000ft: Ver gráfico

11 – Teto máximo operacional: 14.000ft

12 – Vento máximo de través: 17Kt

13 – Velocidade para operação segura:  Decolagem e subida: 60Kt
                                                                Máx. razão de subida: 53Kt
                                                                Máx. alcance: 83Kt
                                                                Aprox. para pouso: 60Kt

14 – Imediatamente após a partida observar: pressão do óleo mínima de 25psi

15 – Peso máximo no bagageiro: 50lbs (23kg)

16 – Peso máximo por acento incluindo bagageiro: 240lbs (109kg)

17 – Peso máximo de decolagem: 1.370lbs (622kg) alpha, beta e beta II
                                                       1.300lbs (590KG) standard e hp

18 – Peso mínimo do piloto para vôo solo: 1 tanque: 130lbs (59kg) / 2 tanques: 135lbs (61kg)

19 – Total do tanque principal: 19,8 galões (75 Litros) , usável: 19,2 galões (72,7 Litros)

20 – Total do tanque auxiliar: 10,9 galões (41,3 Litros), usável: 10,5 galões (39,7 Litros)

21 – Alcance sem tanque auxiliar: 200NM (370,4 km)

22 – Aplicar sempre o aquecimento do carburador com potência: abaixo de 18 pol. de PA

23 – Temperatura do óleo: Máx: 118ºC   Min: 24ºC

24 – A luz do Clutch em vôo, pode permanecer acesa por no máximo: 10 seg, caso contrário
deve-se: puxar o disjuntor do Clutch , reduzir a potência e pousar assim que praticável.

25  –  Ao acender a luz do alternador em vôo, devemos:  desligar os equipamentos elétricos
não necessários, tentar resetar o relé, desligando o alternador por 1 seg e religando-o , caso contrário pousar assim que possível.

26  –  Voar  sem  que  o  alternador  esteja  funcionando  pode  levar  a  uma  condição  de  vôo
perigoso, pois: pode resultar na perda do tacômetro e equipamentos eletrônicos

27 – RPM que devemos evitar por provocar vibrações: 60% a 70%

28 – Luz de baixo combustível acesa: 01 galão / 5 min. de vôo em aeronaves com bladder 1,5 galão / 10 min de vôo.

29 – Pressão mínima do óleo em marcha lenta: 25psi

30 – Pressão máxima do óleo durante o vôo: 95psi

31 – Pressão normal do óleo durante o vôo: 60 a 90psi

32 – Temperatura máxima do óleo durante o vôo: 245ºF

33 – Tipo do alternador: 14 Volts / 60 Amp

34 – Tipo da bateria: 12 Volts / 25 Amp p/hora

35 – Tipo de combustível: AVGAS 100/130 Oct

36 – Temperatura máxima da cabeça do cilindro: 500ºF

37 – A luz do MR CHIP indica: possível mau funcionamento na transmissão principal

38 – Com a luz do Clutch acesa: não decolar

39 – A luz de óleo acesa indica um mal funcionamento do motor, se a rpm do motor ou a pressão do óleo diminuir pousar imediatamente preparado para uma auto-rotação

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