sexta-feira, 10 de abril de 2015

COMO USAR O VOR?



Para quem esta cursando o PC-H ou mesmo o PC-A com certeza esta aprendendo como funciona o VOR e o NDB, hoje irei mostrar como usar o VOR de uma forma mais simples e clara.

O VOR:




 Ao selecionar uma radial de um VOR, imediatamente deveremos fazer uma cruz em cima dessa estação com a ponta dessa cruz direcionada para a radial escolhida, no exemplo escolhemos a radial 060° :



  


Fazendo a cruz em cima da radial 060° logo temos nas extremidades 90° para a direita 90° para a esquerda e 180° para trás, ou seja 60° +  90°= 150° na ponta direita (para direita soma 90°), 60°-90°=-30° então 360° - 30° = 330° na ponta esquerda (para esquerda subtrai 90°, e como temos apenas 360° quando a soma da negativo, você terá que subtrair de 360°) e 60 + ou - 180°= 240° na ponta de trás (180° pode tanto somar como subtrair, pois é a metade de 360° por exemplo
 60° - 180°=-120° então 360° - 120° =  240°
Fazendo isso logo teremos dois setores ou duas áreas, FRON e TO (Na frente e atrás) a frente (FRON) é área de 90° para cada lado, para onde a seta aponta, e atras (TO) é para onde "as costas" da seta aponta, com também 90° para cada lado. 

Se a aeronave estiver no setor FRON a direita, independente da proa, o VOR  estará assim:

               

FRON porque ele estará te mostrando que sua aeronave esta na parte da frente da cruz que fizemos em relação a radial escolhida (60°) e o CDI esta a esquerda pois esta "mandando" você mover sua aeronave para a esquerda em relação a cruz que fizemos, pois sua aeronave está a direita da radial.

ATENÇÃO: 
É muito importante intender que, não importa a proa que a aeronave esteja, pois o CDI não "enxerga" isso, ele apenas manda você mover a aeronave para cima da radial ou seja se ela esta a esquerda da radial o CDI aponta para a direita, e se ela estiver a direita da radial o CDI aponta para a esquerda exemplo na imagem abaixo:
O CDI esta apontando para a esquerda, pois a aeronave esta a direita da radial escolhida, então para o piloto posicionar a aeronave em cima da radial desejada, ele deve curvar a aeronave a direita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário