quinta-feira, 9 de abril de 2015

GELO NO CARBURADOR

 Hoje falarei sobre a importância do carb heat. Como vemos no vídeo acima o carburador é a unidade de formação de mistura mais simples. Ele é formado basicamente por uma cuba de nível constante, medido por meio de uma boia, um pulverizador que ira pulverizar o combustível por meio de sucção, causada no estreitamento do tubo de Venturi, onde é feita a mistura ar/combustível, temos também  a borboleta que abre ou fecha para dosar assim a potencia do motor abrindo para aspirar mais ar ou fechando aspirando menos ar e assim diminuído a potencia do motor.

 Em um próximo post explicarei o funcionamento do carburador com mais detalhes.

 O gelo que se forma no carburador pode se formar tanto nas costas da borboleta, quanto no tubo de Venturi, ou mesmo nas duas áreas simultaneamente, a formação é causada pois a temperatura do ar no tubo de venture acaba diminuído por questões de física, pois a pressão do ar naquela área é menor diminuído então sua temperatura e com o combustível sendo pulverizado diminuindo ainda mais a temperatura do ar, faz com que a umidade do ar (a água presente no ar admitido) se congele nas extremidades do Venturi e da borboleta, causando assim o "estrangulamento" não permitindo a passagem de ar causando a catastrófica parada de motor em voo.

 Para evitar a formação de gelo no carburador temos o carb heat, instalado nas aeronaves equipadas com carburador.O carb heat é um equipamento que aproveita o calor dos gases queimados pelo motor, que passaram pelo escapamento, fazendo com que o calor seja transmitido por meio de condução para o carburador através de uma concha e uma traqueia, direcionando esse as para o carburador, descongelando-o. O seu ponto fraco é que se permitimos que aqueça o carburador, permitiremos que o ar admitido seja aquecido, se tornado mais rarefeito, ou seja, menos denso, diminuindo assim a potencia do motor.

segue abaixo o boletim de segurança enviado pela Robinson sobre gelo no carburador.
 
 
BOLETIM DE SEGURANÇA SN-25
Editado: Dez 86
Revisado: Jun 94

GELO NO CARBURADOR

  Gelo  no  carburador  parece  ser  mais  frequente  quando  a  temperatura  está  abaixo  de  16ºC
(60ºF) e com alta umidade ou umidade visível. Isso normalmente acontece porque o piloto se
esquece  de  sempre  usar  todo  o  aquecimento  do  carburador  quando  a  manete  for  fechada
durante uma aproximação ou treinamento de auto-rotação.
Lembre-se  de  que  usar  um  pouco  de  aquecimento  do  carburador  para  se  prevenir  contra  o
gelo, deixando o ponteiro do CAT fora do arco amarelo, só é efetivo durante o vôo pairado,
subida,  e  cruzeiro,  quando  o  gelo  tende  a  se  formar  no  Venturi  do  carburador  ou  na  parte
superior  da  borboleta  da  manete.  Ele  não  é  efetivo  quando  a  manete  está  fechada  e  uma
grande queda de temperatura ocorre na borboleta fazendo com que o gelo se forme na parte
inferior  da  mesma.  Gelo  pode  se  formar  neste  ponto  mesmo  se  o  indicador   do  CAT  estiver
indicando uma temperatura bem acima do arco amarelo.
QUANDO  CONDIÇÕES  CONDUTIVAS  A  GELO  NO  CARBURADOR  EXISTIREM  E  SUA
PRESSÃO  DE  ADMISSÃO (P.A.) ESTIVER  ABAIXO DE 18 POL., IGNORE O INDICADOR
DO CAT E APLIQUE TODO O AQUECIMENTO DO CARBURADOR.


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