Hoje falarei sobre a importância do carb heat. Como vemos no vídeo acima o carburador é a unidade de formação de mistura mais simples. Ele é formado basicamente por uma cuba de nível constante, medido por meio de uma boia, um pulverizador que ira pulverizar o combustível por meio de sucção, causada no estreitamento do tubo de Venturi, onde é feita a mistura ar/combustível, temos também a borboleta que abre ou fecha para dosar assim a potencia do motor abrindo para aspirar mais ar ou fechando aspirando menos ar e assim diminuído a potencia do motor.
Em um próximo post explicarei o funcionamento do carburador com mais detalhes.
O gelo que se forma no carburador pode se formar tanto nas costas da borboleta, quanto no tubo de Venturi, ou mesmo nas duas áreas simultaneamente, a formação é causada pois a temperatura do ar no tubo de venture acaba diminuído por questões de física, pois a pressão do ar naquela área é menor diminuído então sua temperatura e com o combustível sendo pulverizado diminuindo ainda mais a temperatura do ar, faz com que a umidade do ar (a água presente no ar admitido) se congele nas extremidades do Venturi e da borboleta, causando assim o "estrangulamento" não permitindo a passagem de ar causando a catastrófica parada de motor em voo.
Para evitar a formação de gelo no carburador temos o carb heat, instalado nas aeronaves equipadas com carburador.O carb heat é um equipamento que aproveita o calor dos gases queimados pelo motor, que passaram pelo escapamento, fazendo com que o calor seja transmitido por meio de condução para o carburador através de uma concha e uma traqueia, direcionando esse as para o carburador, descongelando-o. O seu ponto fraco é que se permitimos que aqueça o carburador, permitiremos que o ar admitido seja aquecido, se tornado mais rarefeito, ou seja, menos denso, diminuindo assim a potencia do motor.
segue abaixo o boletim de segurança enviado pela Robinson sobre gelo no carburador.
BOLETIM DE SEGURANÇA SN-25
Editado: Dez 86
Revisado: Jun 94
GELO NO CARBURADOR
Gelo no carburador parece ser mais frequente quando a temperatura está abaixo de 16ºC
(60ºF) e com alta umidade ou umidade visível. Isso normalmente acontece porque o piloto se
esquece de sempre usar todo o aquecimento do carburador quando a manete for fechada
durante uma aproximação ou treinamento de auto-rotação.
Lembre-se de que usar um pouco de aquecimento do carburador para se prevenir contra o
gelo, deixando o ponteiro do CAT fora do arco amarelo, só é efetivo durante o vôo pairado,
subida, e cruzeiro, quando o gelo tende a se formar no Venturi do carburador ou na parte
superior da borboleta da manete. Ele não é efetivo quando a manete está fechada e uma
grande queda de temperatura ocorre na borboleta fazendo com que o gelo se forme na parte
inferior da mesma. Gelo pode se formar neste ponto mesmo se o indicador do CAT estiver
indicando uma temperatura bem acima do arco amarelo.
QUANDO CONDIÇÕES CONDUTIVAS A GELO NO CARBURADOR EXISTIREM E SUA
PRESSÃO DE ADMISSÃO (P.A.) ESTIVER ABAIXO DE 18 POL., IGNORE O INDICADOR
DO CAT E APLIQUE TODO O AQUECIMENTO DO CARBURADOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário